terça-feira, 8 de março de 2011

Raças (Akhal-Teké)

Caros Leitores, estive a pensar nestes últimos dias em publicar todos os tipos de raças de cavalos, uma raça em cada semana, para aumentar os conhecimentos sobre os cavalos.

Estes cavalos de desporto e de lazer devem ao seu nome à linhagem turquemena de cavalos dos nómadas Teké. Não obstante as temperaturas extremas das estepes e dos desertos do Turquemenistão no Verão e no Inverno, os ''cavalos dourados'' da referida tribo andavam cobertos com mantas durante todo o ano. Ainda hoje, no seu país de origem, o Akhal-Teké é, por vezes, coberto com sete mantas tradicionais, cada uma com um nome diferente, É óbvio que estes cavalos podem também andar sem estas mantas de protecção. Tal como acontecia com o cavalo Árabe, o Akhal-Teké vivia na tenda do seu proprietário e acompanhava-o permanentemente. Este animal, orgulhoso e sensível, revela-se um ''cavalo de sonho'' só para aqueles que conseguem conquistar a sua confiança e a sua amizade. Quem quiser montá-lo só uma vez ''para experimentar'' é confrontado com o seu ´´lado negro'': teimosia e rebeldia - dois traços de carácter imprescindíveis para a sobrevivência no meio selvagem, onde impera a implacável lei da vida e da morte.

É com razão que estes animais, flexíveis são conhecidos com os ''galgos'' da raça cavalar, devido à sua elegância, à sua agilidade, à sua preserverança e à sua velocidade. Tornou-se lendária a sua capacidade de percorrer os 4300 Km entre Achakhabad e Moscovo, a distância mais longa da antiga União Soviética. Por incrível que pareça, os Akhal-Tekés conseguiram, sem ingerirem água, fazer o percurso em 84 dias, três dos quais para atravessar os 360 Km do deserto Karakum.

3 comentários:

  1. para min todas as raças , são linda estremamente lindas sempre fui apaixonada por cavalos tenho admiração por todos tipos de raça;fico admirando as fotos deles pois apenas tive oportunudade so de velos por fotos nunca vi nenhum de perto ten ho um sonho de poder um dia montar passar a minha mão num deles mais quem sabe um dia antes que eu morra irei realizar meu sonho um grande abraço e que deus abençoe todas as raças linda de cavalos.imail(vfrancelina@yahoo.com.br)

    ResponderEliminar
  2. gostaria de receber fotos desses lindos cavalos em meu imail(vfrancelina@yahoo.com.br)

    ResponderEliminar
  3. nossa são os mais lindos que já vi

    ResponderEliminar