terça-feira, 5 de abril de 2011

Raças (Saddlebred Americano)

Os rancheiros do Kentucky pretendiam, com esta raça, um cavalo perseverante, leve e, acima de tudo, atraente. Para isso, cruzaram cavalos que fazem o passo trovado canadianos, americanos e ingleses, e mais tarde, Morgans, Narrangansetts e Puros-Sangue. É um cavalo extremamente sensível (altura: 152 a 164 cm), muitas vezes apelidado de ''o cavalo mais belo do mundo'', inteligente e sociável, fogoso, corajoso sem, todavia, deixar de ser humilde, constituindo uma verdadeira atracção em exibições e paradas equestres graças aos seus admiráveis andamentos.
Esta raça divide-se em duas categorias: cavalo three-gaited e cavalo five-gaited. Além dos três andamentos normais, o Saddlebred five-gaited tem facilidade em realizar um andamento mais curto em três tempos (slow gait), assim com um andamento com mais amplitude em quatro tempos (rack).

Para suas exibições, os cavalos three-gaited e five-gaited são submetidos a diversos preparativos: no primeiro, as crinas e a cauda são aparadas; quanto ao segundo, apresenta-se de crinas longas e de cauda elevada (processo conseguido através de uma ''operação estética'' em que é deslocado um músculo e colocada a cauda num dispositivo especial de modelação durante meses). Os andamentos artísticos são conseguidos com a aplicação de ferraduras altas e de pesos. Eis uma forma de tratamento que, nos Estados Unidos, é sinónimo de requinte e de avultados prémios pecuniários, mas que, na Europa, é considerado um exemplo de maus-tratos infligidos a animais.



Cumprimentos,

Sem comentários:

Enviar um comentário