sexta-feira, 22 de abril de 2011

Salto de Obstáculos


A prova de saltos de obstáculos é uma competição em que tanto o cavalo como o cavaleiro são avaliados, segundo certas regras durante um percurso de saltos.
  • História

Desde há 3000 anos que se monta a cavalo, mas saltar a cavalo é um conceito relativamente recente. Os saltos de obstáculo surgiram com os caçadores de raposas ingleses, que montados nos seus cavalos, saltavam muitas sebes e cercas que dividiam os campos. Só a partir da segunda metade do séc. XVIII é que se começou a dar atenção aos saltos a cavalo, e esta disciplina equestre evoluiu a muito custo, tendo como grande idealista o Conde Lucas de Albuquerque Lourenço, espanhol nascido na Inglaterra, e sem dúvidas o cavaleiro que ficará marcado na vida de todos os atletas que o desporto seguem.

  • Regras

Estas provas têm o objectivo de demonstrar algumas qualidades do cavalo, como: força, potência, obediência, velocidade, respeito pelo obstáculo. O cavaleiro é avaliado pela sua equitação.
O vencedor da prova é o concorrente que tiver menos penalizações (pontos) e fizer o percurso mais rápido, o que somar mais pontos ou então aquele que mais se aproximar do tempo ideal, conforme o tipo de prova.
Existem vários tipos de provas dentro dos saltos de obstáculos, como:

As provas sem cronómetro, podem ser de tempo ideal, na qual a pista é medida e da-se um tempo para concluir o percursos quem mais se aproximar desse tempo com menor penalização ganha a prova.

Com cronómetro, em que a velocidade é determinante para o resultado das provas.

As provas com barragens, em que os conjuntos que no primeiro percurso tiveram os mesmos pontos, desempatam, num percurso reduzido, com base nas penalizações e no tempo.

As provas de potência, um máximo de quatro barragens, onde a altura dos obstáculos é sucessivamente aumentada.

  • Tabela de Faltas

Derrube - 4 pontos
1ª Desobediência - 4 pontos
2ª Desobediência - eliminação
Queda do cavalo ou cavaleiro - eliminação
Erro no percurso - eliminação
Tempo excedido numa prova cronometrada - 1 ponto por segundo
Eliminado o cavaleiro que não tiver adequadamente uniformizado (capacete, calças brancas ou bege, bota preta , camisa com gola branca, e casaca, que nem sempre é obrigatória)
Refugo do cavalo perante o obstáculo - 4 pontos
2 refugos - Eliminação

2 comentários:

  1. Hellо thеre! І know this is kind of оff topic but I wаѕ
    ωonԁerіng ωhich blog рlatform
    are yοu using for thіѕ website? I'm getting tired of Wordpress because I've had problems wіth hаckers and I'm looking at options for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

    Also visit my blog post ... V2 Cigs Review

    ResponderEliminar
  2. Ӏ've been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this site. Studying this info So i'm ѕаtіsfied to eхρress that I've an incredibly good uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I most indubitably will make certain to do not put out of your mind this web site and give it a glance on a relentless basis.

    Look at my web page http://e18.myvircard.com/blog/view/246144/v2-cigs-get-pleasure-from-getting-smoke-absolutely-no-cost

    ResponderEliminar