sábado, 21 de maio de 2011

Raças (Ardennais)

O Ardennais (altura: 157 a 160 cm) é considerado o descendente directo do cavalo de Solutré e, por essa razão, constitui uma das mais antigas raças de sangues-frios. Dizia-se que já Júlio César ficara admirado com esta raça aquando da invasão romana da Gália. Mais tarde, foram os cavalos Ardennais que puxaram o equipamento bélico do exército de Napoleão, tendo igualmente sido usados no transporte de pessoas e de mercadoria e para o trabalho agrícola.
Para tornar este cavalo mais leve, procedeu-se muitas vezes, no decurso da sua história, ao cruzamento com sangue oriental. Hoje, este sangue-frio meio-pesado é utilizado frequentemente para renovar o sangue de outras raças pesadas. O Ardennais é um animal enérgico, óptimo para qualquer trabalho agrícola, com uma saúde sólida e de bom carácter.
Com o seu característico pêlo nas patas, este cavalo, descendente dos Ardennais belgas e franceses oriundos dos Vosges e de Champanha e do Lorena, é óptimo como cavalo de aparato e fácil de conduzir. Destaca-se pelos seus movimentos rápidos e enérgicos e pelo seu trote largo.

1 comentário:

  1. São cavalos desta raça que estão a limpar a mata em Sintra. Muito interessante.

    ResponderEliminar