sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estágios do sono


Como te sentes depois de uma má noite e de dormir pouco? É péssimo, não é? O cavalo, quando dorme mal, também fica com mau-humor.
Portanto, o melhor é não o perturbar. Ainda mais por possuírem diferentes níveis de relaxamento durante o sono, e podem até sonhar.
O cavalo só dormirá tranquilo se tudo estiver seguro, portanto, o facto mais importante é a segurança. Pois seu instinto de defesa requer que esteja sempre pronto para fugir quando surpreendido.

Observa-se que cavalos domésticos, acostumados a dormir protegidos nos estábulos, quando soltos em pastos, lugares abertos e grandes, eles tornam-se agitados e dormem pouco até se acostumar com a rotina do local e ter certeza que está seguro para dormir profundamente. Mas quando é solto um grupo de cavalos, as coisas ficam mais fáceis, mas ainda há um período de adaptação. Enquanto um grupo dorme, um dos membros fica de sentinela.

Quando se encontra um cavalo em pé e permanece fazendo alguns movimentos com o pescoço, vibrações na pele, abanando o rabo e alternando o membro posterior que se encontra em repouso.

De acordo com o estágio de sono, o animal recebe diferentes estímulos cerebrais. Um estágio bem interessante é o do sono médio pois, durante o estágio as ondas cerebrais actuam como se o animal ainda estivesse acordado e seus olhos parecem piscar mesmo estando fechados. Neste período do sono o corpo descansa enquanto o cérebro continua em actividade.
Detectando o sono

Sono Profundo - no sono profundo o animal deita-se totalmente sobre um dos lados do seu corpo, mantendo inclusive um dos lados da cabeça e do pescoço encostados no chão, numa postura de completo relaxamento.

Sono Médio - no sono médio o cavalo deita-se sobre a coxa e a paleta do mesmo lado, flexionando os membros colocando as patas quase debaixo do corpo e a cabeça pode estar erguida ou com focinho apoiado no solo. O período desse sono é importantíssimo para o descanso e a tranquilidade do seu animal. O estágio que o corpo repousa enquanto o cérebro continua em actividade.

Sono Superficial - o sono superficial é quando o cavalo se encontra numa dormência muito leve. Ocorre com maior frequência com os cavalos adultos, que passam grande parte do seu sono em pé, por possuírem os ligamentos especiais.

Entre esses três estágios de sono, o cavalo gasta em média 6 a 8 horas por dia. Não se sabe exactamente a duração de cada estágio de relaxamento, mas pode-se dizer que, em devidas condições de conforto, o período de sono médio tem uma duração de 2 horas no total, somadas em 4 ou 5 pequenas sessões. Mas, enquanto o cavalo descansa o cérebro continua trabalhando. Uma das regiões do cérebro que continua em actividade é o córtex. O animal só relaxa completamente durante o sono profundo, quando se deita sobre um dos lados do seu corpo. É importante lembrar que para que os cavalos tenham boas horas de sono e um pouco de sossego para o descanso precisam ter seu próprio espaço, limpo, organizado e confortável, isso faz parte do ciclo vital.


Sem comentários:

Enviar um comentário