sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cavalo percorre alguns quilómetros para visitar campa do seu dono


Os moradores da cidade de Várzea Grande, no Brasil, estão intrigados com o estranho caso de amizade entre um cavalo e o seu dono.

O animal percorre diariamente as ruas de dois bairros da cidade para''visitar'' o túmulo do seu antigo dono, o estudante Geovani Marques Crisóstomo, que morreu vítima de uma doença cardíaca.

Desde a morte do dono que o cavalo, chamado ''Raposa'', percorre uma grande distância entre o bairro Portal da Amazónia até ao Jardim Primavera, onde se encontra o cemitério. O animal, que acompanhou todo o cortejo fúnebre do dono, já faz este percurso há quatro meses.

A mãe do estudante, Maria Eunice Marques, disse que ''a vida dele era cuidar de cavalo. Essa era a sua grande motivação''.

Maria Eunice disse que toda a família está impressionada com a atitude do animal, que após a morte do jovem, no primeiro mês, passava as noites a relinchar como se estivesse a chorar de saudades.

“Os animais possuem sensibilidade e percepção muito maior que a dos seres humanos, o que leva, em muitos casos, a uma manifestação física”, explicou a professora de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lisiane Pereira de Jesus.

A professora, que também actua como coordenadora da implantação do Centro de Ecoterapia da UFMT, ressaltou que a relação de afectividade entre o animal e o seu dono é o que provoca tais reacções. “O animal não sabe da perda, mas sente falta do relacionamento. E como tinha uma afectividade, também procura o cheiro do dono nos locais”, frisa.
Outro ponto, de acordo com Lisiane Pereira, é que com a perda do laço afectivo, leva o animal a desenvolver doenças emocionais e patologias clínicas. “Há casos em que animais domésticos, por exemplo, ficam doentes quando os donos viajam, outros deixam de se alimentar e muitos até morrem devido à ausência do seu dono. Isso é a demonstração física do sentimento”, pontua a especialista.

Como são fantásticos estes animais, que são tão amigos para aqueles que lhes dão atenção ♥


Sem comentários:

Enviar um comentário