sábado, 22 de outubro de 2011

Truques e segredos


  • O movimento da cauda 

Ao contrário dos cães, o movimento da cauda num cavalo é sinal de irritação, que podem usar como acto de defesa. Recomenda-se que se faça um nó à cauda quando se tem de estar na parte posterior do cavalo.
  • Saber se uma égua está prenha 
Se uns dias depois da cópula, pôr-se um macho perto da fêmea, ela reagirá de forma agressiva. Por outro lado, se ela não estiver fecundada, irá deixar que o macho se aproxime. Este é um truque bastante eficaz. De qualquer forma, apenas estaremos seguros por completo ao realizar uma ecografia.
  • Saber se um cavalo tem febre 
Se o comportamento do nosso cavalo for um pouco estranho e não tivermos um termómetro à mão, uma forma de verificar é tocando-lhes nas orelhas. Se estão quentes, então é um sintoma de febre, apesar de também poder significar outras coisas.
  • Significado do movimento das orelhas 
É um dos meios principais que o cavalo tem para comunicar. Normalmente significa que está à procura de um ruído. Mas também podemos distinguir os diferentes movimentos das orelhas. Se estão direitas ou para a frente significa que encontrou qualquer coisa de lhe inquieta. Se estão verticais, quer dizer medo. As orelhas inclinadas um pouco para trás podem ser sintoma de irritação, e se estão completamente para trás, o cavalo está chateado. Se as orelhas do nosso cavalo estão em sentidos diferentes, quer dizer que não percebeu o que queríamos dizer-lhe. Quando o cavalo dorme, ele fica com as orelhas caídas, mas se ouvir algum ruído e ele não as levantar rapidamente, devemos verificar o estado da sua saúde, porque pode ser sintoma de alguma doença.
  • Visão do cavalo 
O tamanho dos seus olhos maiores do que os da baleia ou do elefante, têm um grande campo de visão, de quase 360 graus. Só que a sua visão à frente e atrás deixa um pouco a desejar. Isto é bastante importante de ter em conta quando o vamos montar. À noite, a visão do cavalo é melhor que a do Homem.
  • Reconhecer o seu nome 
Para que o cavalo saiba que o estamos a chamar, devemos dar-lhe um nome. O nome tem que ser curto, a rondar as duas sílabas. Para conseguirmos que ele reconheça o seu nome, devemos dizer o seu nome sem que ele nos veja, até que o cavalo reaja por curiosidade, e então nessa altura devemos recompensar-lhe até que ele aprenda.
  • Evitar mordidelas 
O cuidado dental do cavalo é muito importante. Portanto devemos evitar tudo aquilo que possa fazer mal aos dentes.
  • Manter o cavalo deitado 
É uma coisa complicada de fazer, especialmente se o cavalo sofreu de algum acidente. Quando conseguir pô-lo deitado, a forma de os manter deitados é pondo um joelho sobre a cabeça e outro sobre o pescoço por algum tempo. Não pode tapar-lhe a visão porque ele iria ficar mais nervoso assim.
  • Curar as bolhas 
A primeira coisa a fazer é pôr gelo sobre o inchaço e pressionar a zona com uma fita. Também podemos por um pedaço de terra molhada sobre a bolha. Este tipo de feridas devem ser controladas durante os dias seguintes, para que fique sempre limpa evitando irritações e infecções.

Sem comentários:

Enviar um comentário