domingo, 18 de dezembro de 2011

Terminologia própria

Em equitação, como nos demais desportos, existem expressões que lhe são próprias e que é preciso conhecer para que haja entendimento entre quem ensina e quem aprende. Vejamos algumas delas:
  • Picadeiro é, normalmente, um grande espaço retangular onde evoluem os cavaleiros. Pode ser no interior de um edifício próprio e diz-se picadeiro coberto ou ser demarcado no exterior por uma cerca ou vedação e diz-se picadeiro descoberto. Quando expressamente utilizado para o treino ou competição de Ensino (dressage) terá as dimensões 20x60 ou de 20x40 metros e determinadas letras bem visíveis afixadas na sua periferia, para servirem de referência aos diferentes exercícios a executar nas diferentes provas.


    Pódio d'Aventura, Centro Hípico
    • Campo de treino (a que os franceses chamam ''carriére''), não é mais do que um grande recinto exterior vedado com piso adequado, onde os cavaleiros podem treinar geralmente obstáculos mas também ensino, ou como agora se diz, ''trabalho no plano''.


      Les Ecuries de la Boissière, França
      • Pista é o caminho que seguem os cavalos àvolta do picadeiro ou do campo de treino, podendo circular para a mão direita ou para a mão esquerda conforme rodam ou voltam para um ou outro lado. Podemos imaginar uma pista exterior junto à parede ou vedação e outra pista inferior paralela àquela e cerca de 1 metro para o interior dela.
      Centro hípico de Palmela, em Arraiados

      • Mudar de mão significa mudar o sentido no qual o cavaleiro circula no interior do picadeiro, geralmente tomando uma diagonal algumas passadas após a passagem do segundo canto e retomando a pista, para a mão contrária, 3 a 4 metros (mais ou menos o comprimento de dois cavalos) antes do novo primeiro canto.
      Esquema simplificado para mudar de mão

      • Escola é o grupo de cavaleiros e cavalos (conjuntos), geralmente a mesmo nível, que montam simultâneamente sob as ordens de um mesmo instrutor. ''Formar escola'' significa os cavaleiros materem-se atrás de um fila-guia, uns a seguir aos outros.


      1 comentário:

      1. Fantástico :) ... ajudou muito. Comecei a aprender ensino há dois meses atrás e tinha falta de explicações nesta área.

        ResponderEliminar