domingo, 9 de setembro de 2012

Raças (Pónei Dartmoor)

São originários da região selvagem de Dartmoor, no Sudoeste de Inglaterra, com quase 600 km2 de pauis, charnecas e formações graníticas, onde a chuva ''cai a direito'', vinda do Atlântico ou do Canal da Mancha. Com estatuto de parque nacional desde 1951, a região de Highmoor é, ainda hoje, servida apenas por duas estradas. Tal como nos séculos anteriores, esta região selvagem continua a ser, acima de tudo, o território dos rebanhos e dos póneis que ainda vivem em manadas selvagens ou semi-selvagens.
Esta região foi sempre o seu último reduto, onde os pequenos e tenazes cavalos conseguiram escapar à ordem do rei Henrique VIII decretando o extermínio de todas as raças cavalares com menos de 142,2 cm de altura.

Posteriormente, a estatura pequena dos póneis Dartmoor (altura: 116 a 127 cm) passou a ser apreciada. Com a finalidade de se obter cavalos pequenos que pudessem circular pelas estreitas galerias mineiras, estes póneis foram, há cerca de 100 anos, cruzados com garanhõs Shetland que eram simplesmente deixados à solta em Dartmoor. Devido á predominância de um tipo muito heterogéneo no dealbar do século XX, foi só em 1899 que se estabeleceu padrão e um livro genealógico. Em 1961, foi elaborado um rigoroso registo de estalão.

Mansos e equilibrados, são ótimos póneis para crianças, rápidos e perseverantes, e também podem ser utilizados em torneios equestres.

Sem comentários:

Enviar um comentário