sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Raças (Dülmener)

 Os ''cavalos selvagens'' de Dülmen (altura: 130 a 140 cm) são os últimos cavalos, na Alemanha, a viverem em plena liberdade. Do ponto de vista zoológico, não são verdadeiros ''cavalos selvagens'', mas antes ''cavalos que se tornaram selvagens''; no entanto, mantêm a pelagem rato-parda típica dos cavalos selvagens e a lista de mulo. Já num documento de 1316 se mencionava a existência dos Dülmeners.

Antigamente, o senhor feudal de Merfeld reservava para si, além dos direitos sobre a pesca e a caça, o direito sobre os ''cavalos selvagens''. Em posteriores partilhas territoriais, os cavalos são sempre mencionados. Ao longo dos séculos, foi frequentemente introduzido sangue híbrido de garanhões selvagens de raças semelhantes, tais como a dos Koniks, a dos póneis Exmoor, a dos cavalos Hutsul e a dos cavalos dos Pirenéus.

Em Merfeld Bruch, cerca de 300 cavalos vivem, hoje, em liberdade, sem serem alimentados pelo homem, num território de 350 ha (hectares), com extensas florestas e charnecas, a oeste da cidade de Dülmen. Somente no Inverno são alimentados com feno colocado em majedouras construídas para o efeito. Não existem cavalariças para estes animais e, por essa razão, no Inverno procuram abrigo nas florestas.

Uma atração turística de Dülmen é a ''captura de cavalos selvagens'', organizada anualmente. Desde 1907 que existe a tradição de apanhar garanhões de um ano de idade no último sábado de Maio para serem leiloados. As éguas, pelo contrário, nascem e morrem em Merfeld Bruch.

O Dülmener é um cavalo de lazer humilde, inteligente e longevo, especialmente apreciado por crianças e jovens, e que se destaca ainda como cavalo de atrelagem.

 

1 comentário:

  1. algo muy especial desde los tiempos mas remotos el caballo a sido una gran ayuda para el hombre sin el hubiera sido casi imposible que muchos hombres lograran azanas o triunfos en la epoca de la conquista a luchado junto con los mas valientes guerreros incluso a sido la mejor arma y escudo que esos hombres tubieron es por eso gran parte de esos triunfos son del caballo que los transportaba..

    ResponderEliminar