quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Problemas de saúde equina (Posição de ''derrubado'' e outros acidentes)

  • Posição de ''derrubado'' e outros acidentes
Quando o cavalo se deixa cair no chão e permanece nessa posição, pode ter várias razões: alguns cavalos fazem-no quando se revoltam, outros porque estão gravemente doentes e não conseguem levantar-se.
Os cavalos reagem de diversas maneiras. Alguns permanecem deitados até chegar a ajuda, outros entram em pânico, sendo necessária a intervenção de várias pessoas para controlar o animal. Além disso, são precisas cordas, estacas, mantas e fardos de palha. Quando o cavalo entra em pânico, é necessário tentar acalmá-lo da seguinte forma: alguém se aproxima do cavalo, ajoelha-se e baixa a cabeça; uma outra pessoa pode sentar-se na garupa; pode-se ainda tapar o olho do lado da cara descoberto com a mão; um dos ajudantes segura a cabeça, outro agarra na cauda e outro, ou melhor, outros dois apoiam o tronco, e um último segura os membros anteriores. É necessário que o cavalo se mexa de um lado para o outro até conseguir colocar os membros anteriores para a frente. É normalmente nesta altura que o cavalo consegue levantar-se sozinho.

Os cavalos podem também ficar atolados no fundo da lama ou escorregar por regadios,...
É possível que o cavalo nessa situação entre logo em pânico e, mais uma vez, a primeira coisa a fazer é acalmar o animal. O veterinário deve estar presente e os ajudantes têm de tentar libertar o cavalo. Para isso é necessário usar cordas e, na maioria dos casos, um meio de tração apropriado. Se for possível, colocam-se as cordas à volta do peito e da barriga do cavalo e atam-se firmemente ao veículo de tração. Puxa-se, então, o cavalo com cuidado até este pisar solo firme.



Sem comentários:

Enviar um comentário