quinta-feira, 9 de julho de 2015

Problemas de saúde equina (Cólicas)

  • Cólicas
Esta palavra deixa logo aflitos alguns proprietários de cavalos, e com razão. De facto, uma cólica pode, no mais curto espaço de tempo, ''desvanecer-se no ar'', na mais verdadeira acepção da expressão, mas também pode suceder o contrário: pode ser letal para o cavalo. Entende-se por cólica qualquer dor na região abdominal. Portanto, as causas podem ser as mais diversas, incluindo alimentos deteriorados, sobrenutrição, hipotermia, infeções, infestação de vermes ou obstruções.

O cavalo possui um aparelho digestivo anatomicamente complexo que possibilita o diagnóstico incorreto da causa da cólica. Mas acontece que o risco de ter uma cólica é substancialmente menor se se tiver os devidos cuidados com o cavalo (possiblidade de se movimentar à vontade), alimentação adequada (consoante a raça e as circunstâncias) e fazendo desparasitações regulares (vermes).
De mais a mais, nas reservas cinegéticas os cavalos não contraem cólicas.

Quando sofre de cólica, o cavalo começa a ficar inquieto e a bater com as patas anteriores no chão, sacode a cauda e normalmente deita-se. Quando as dores são fortes, o olhar torna-se fixo a pulsação sobre, o animal rola de um lado para o outro e transpira abundantemente. Acontece também com frequência atirar-se inesperadamente ao chão e permanecer imóvel de costas. Se, adicionalmente, os membros e as orelhas estiverem frios e todo o corpo coberto de suor, o cavalo está em risco de vida.
Como não é possível reconhecer, perante os sintomas, a gravidade da cólica, ao menor indício é necessário chamar o médico veterinário. Uma vez contactado este, e até a sua chegada, o cavalo deve ser acalmado. Depois de controlado, é possível dar-lhe de beber, mas nunca comida sólida. Em relação ao rolamento de um lado para o outro, as opiniões divergem: há quem defenda ser uma forma de aliviar a dor, outros receia que possa provocar a deslocação do intestino.

3 comentários:

  1. Muito legal a matéria, importantissima! A prevenção é a chave para evitar, porém caso ocorra, produtos veterinarios para trato da cólica, podem ser encontrados em www.agrocenternativos.com.br

    ResponderEliminar
  2. Ótima matéria! Prevenção é o melhor remédio.

    ResponderEliminar